domingo, 28 de outubro de 2007

Manifesto de Fundação da Contra Corrente

A Contra Corrente é uma organização independente e autônoma, fundada em outubro de 2007 por um grupo de amigos, comprometidos na defesa do interesse público e o incentivo ao exercício da cidadania.

A necessidade de uma organização como a Contra Corrente pode ser bem compreendida pelas características do país e de nossa cidade, quanto aos atos de nossos governantes.

Uberaba possui uma população de quase 300 mil habitantes, e as mudanças políticas, sociais e econômicas que o país atravessou, refletem também por aqui. É preciso acompanhar nossos representantes e fiscalizar a aplicação dos recursos oriundos dos impostos pagos pela população.

Esta fiscalização juntos aos órgãos públicos requer efetiva participação da sociedade. Ainda que reze na Constituição que devemos ter eleições livres, um Congresso e um Judiciário independentes e as demais garantias constitucionais típicas das democracias representativas, sabemos que as práticas do mundo real nem sempre refletem nas estruturas formais.

Para que a sociedade uberabense não fique a mercê de grupos políticos que visem em preservar seus próprios interesses temos como objetivos:
1- Estabelecer parcerias com outras entidades públicas ou privadas, colaborando com atuação desses órgãos e da sociedade civil na defesa da cidadania;
2- Propor políticas públicas que vão de encontro ao interesse da população;
3- Apoiar e dar suporte técnico e jurídico a pessoas, grupos, movimentos e organizações que tenham os mesmos objetivos da "Contra Corrente";
4- Organizar, divulgar e executar projetos de políticas sociais e de combate a irregularidades em instituições públicas;
5- Promover palestras, debates e encontros;
6- Ajudar órgãos e entidades no planejamento, mobilização de recursos e implantação de projetos de interesse público;
7- Promover a criação de uma cultura de prestigio da ética, honestidade e responsabilidade social, elaborando publicações, buscando espaços nos meios de comunicação por intermédio de campanhas, artigos, matérias e programas que estimulem o exercício da cidadania;
8- Desenvolver outras atividades necessárias aos cumprimentos das finalidades da Contra Corrente.

Tais dispositivos são necessários por entendermos que existe uma ineficiência dos controles sociais, por termos uma estrutura que conferiu autonomia ao estado e aos municípios dando total independência na formulação de regulamentos e na adoção de praticas administrativas.

Essa autonomia vem causando uma disparidade nos terrenos social e econômico levando a criação de instrumentos que dispõe a combater a corrupção e a fortalecer a cidadania, por não termos uma transparência que corresponda a realidade presentes no Executivo, Legislativo, Judiciário e o próprio Ministério Público, sabemos que a lei vale pouco e que na prática ela é inacessível para a grande maioria da população.

Temos consciência de que esta luta é árdua e que setores patrimonialistas e elitistas vão tentar impedir a mobilização da prática cidadã, pois só ela é capaz de fazer com que estes setores tenham respeito com o povo e com o seu dinheiro. Nem por isso vamos desistir. Vamos à luta, ainda que seja para nadar "contra a corrente".

Uberaba, 07 de Outubro de 2007.

Um comentário:

Marcus Oliveira disse...

Acabo de ler o Manifesto, gostei muito das idéias apresentadas no texto, o que me despertou interesse em participar da Contra Corrente.
Abraços e sucesso