sábado, 1 de dezembro de 2007

"Golpe em Uberaba"

Com certeza, muitos já receberam um e-mail com esse assunto. Ele fala sobre um golpe que vem acontecendo com frequência na cidade; uma pessoa finge estar atropelada na calçada e pede ajuda aos carros que passam, mas na verdade é um assaltante armado que pratica seqüestros relâmpago e furtos, já que quem a socorre a leva pra dentro do veículo. Por isso, a mensagem aconselha a quem ver algum atropelado que não o socorra pessoalmente e jamais o leve no carro, mas chame a polícia ou uma ambulância.
Sinceramente, nunca nem ouvi falar de alguma vítima desse golpe, mas não sei ainda o que é pior: socorrer um atropelado e ser assaltado, ou ser obrigado a negar ajuda para um suposto acidentado. Esse é um exemplo não de responsabilidade pública, pois não há órgão nem autoridade que possa regulamentar a honestidade dos cidadãos, mas nos leva a refletir a que ponto a insegurança que temos diariamente chegou.
O Estado é sim deficiente ao manter a segurança aos civis, pois o sistema penitenciário é precário, exemplo é a rebelião dos presos em Goiânia pela superlotação. Isso sem falar no sistema jurídico, se fossemos citar todos seus problemas, seria necessário dedicar muitos posts a ele. Porém, o que mais espanta é mesmo a criatividade dos assaltantes, como o caso que parece assolar nossa cidade, e as pessoas passam a ser vítimas de seu próprio ato de solidariedade, assim digamos.
Vivemos numa sociedade em que é perigoso ser honesto, pode nos trazer prejuízos se agirmos de boa fé. E isso porque dizem que o segredo de um mundo "mais feliz" está na capacidade das pessoas em serem solidárias e atentas aos próximos, principalmente em situações em que eles são realmente necessitados. E isso forma um paradoxo difícil de ser resolvido, pois já diz a comunidade que "Bonzinho só se fode". Estamos aprendendo a ser mais egoístas, a pensarmos apenas em nós, e os outros que se danem. E assim, cada um agindo de acordo com seus próprios interesses, forma-se o caos que vemos no dia-a-dia, e a desunião geral impossibilita que muitos problemas que só as pessoas possam sanar encontrem um fim.

Nenhum comentário: