terça-feira, 27 de novembro de 2007

A cor do gato

Eu não poderia deixar de dar minha opinião acerca da entrevista do Prefeito Anderson Adauto ao Jornal da Manhã do último domingo. A propósito, muito boa a matéria da Faeza Rezende. Apesar da expectativa criada pelo jornal na semana anterior, o prefeito disse mais do mesmo. Mas nem por isso, podemos de comentar o que muito do que foi dito é importante ser ressaltado para avaliarmos o quadro político de Uberaba, às vésperas de uma eleição municipal.

Começando pelos comentários em relação à tranquilidade do Prefeito durante a entrevista, sendo inclusive comparado com o Lulinha Paz e Amor. Históricamente, quando vemos políticos calmos, podemos ter certeza: ou faz parte de sua índole ser comedido, ou ele está muito bem na fita. Anderson Adauto não é comedido. É um sujeito ríspido e mal educado. É incrível como alguém que está sendo processado por coisas tão graves pode estar tão bem na fita.

A repórter diz que mesmo calmo, Anderson Adauto erra o nome dos líderes chineses. Isso me fez lembrar de quando há 3 anos atrás ele citou o famoso aforismo de Deng Xiao Ping, atribuindo-o a "Mao Tsung" e não a Mao Tse-Tung. Pensei que nesse tempo alguém tenha o corrigido, até porque o seu "guru" José Alencar, é que gostava de citar essa frase para justificar sua (no mínimo estranha) aliança com Lula em 2002. Mas isso pouco importa. Não quero ser incoerente, pois sempre achei a perseguição da imprensa ao Lula e ao próprio Anderson pelo seu erros de português ridícula, pois a esse tipo de erro todos nós estamos sujeitos a cometer e seus atos enquanto governantes são mais importantes que isso. A frase de Deng Xiao Ping em questão é: "Não importa a cor do gato, desde que ele cace o rato".

Mas mais importante que saber quem foi o autor da frase, importa saber se o gato (governo) está caçando o rato (os problemas de nossa cidade) como o prefeito sugeriu. Em todas as declarações do prefeito quando este ainda estava em campanha, ele dizia que faria um governo democrático, transparente e participativo. Mas seu governo é ruim e nada democrático. Se eu fosse enumerar os arroubos de autoritarismo do prefeito, ficaria muito tempo escrevendo coisas que todos estão cansados de saber. Afinal, ele mesmo admite alguns, como aquele ato patético de tentar ele próprio furar o pneu de uma carroça para "educar" um carroceiro.

Mas como não pode deixar de ser, todo mandatário aqui no Brasil ao tomar posse já pensa na reeleição. E que ninguém tenha dúvidas de que com o atual prefeito seja diferente dos outros. Chamando seus oposicionistas para colocarem a cara para bater, é sinal de que ele está pronto para o enfrentamento. Pode ser que tenhamos nova campanha de nível de discussão baixíssimo. E os gatos preocupados com outras coisas, vão deixar o rato solto e procriando.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Gabriel!!
Fico muito feliz de ter leitores críticos como você!!
Fique a vontade para mandar por e-mail também críticas, comentários e sugestões de pauta!!

Faeza Rezende - faeza.rezende@jmonline.com.br