sábado, 24 de novembro de 2007

Plantio de árvores na cidade

Há algum tempo, que precisamente não sei mas deve ser em torno de poucos meses atrás, começaram a aparecer funcionários da prefeitura cavando buracos pelo passeio da cidade, até próximos um do outro. Assim olhando, não cheguei a imaginar do que se tratava, e só agora, nesta semana, que soube que era o novo projeto da prefeitura de Uberaba: arborizar a cidade. Assim, visualmente a cidade ficaria mais bonita, e os vegetais também trazem maior bem-estar aos habitantes, inclusive porque algumas mudas são de árvores frutíferas.
O projeto é interessante, pois é sempre válida qualquer intenção de caráter ambiental e que venha a ressaltar a importância da natureza. O que há de estranho na iniciativa é a meta astronômica de serem plantadas 1.000.000 (isso, um milhão!) de árvores pela cidade. O próprio prefeito está visitando os bairros e plantando pessoalmente algumas mudas, e diz contar com a ajuda da população para manter os vegetais aguados e adubados. Porém, tomara que o projeto não alcance seu total objetivo, ou se não Uberaba vai virar floresta.
Fato é que não há área de calçamento suficiente na cidade para abrigar um milhão de árvores. E 300.000, que é o número inicial proposto pela prefeitura, já vai além das expectativas. Basta um raciocínio simples. Uberaba tem em torno de 300.000 habitantes, que não moram cada um em uma casa diferente, ou sejá, há menos de 300.000 residências na cidade. Mesmo se for plantada uma muda em frente a cada casa, o máximo que teremos seria cerca de 200.000 novas árvores. São números usados levianamente, não passam de propaganda política para a eleição municipal que se aproxima. E, infelizmente, muita gente é enganada com tais "estatísticas".
Sempre que vejo esses projetos estrondosos logo nas proximidades das eleições, me lembro da Univerdecidade, que está abandonada e entregue às práticas criminosas. Foram prometidas tantas obras no local, como escola, hospital, centro de lazer... e nada saiu do papel. Os uberabenses até freqüetavam o lugar na época, mas hoje parecem ter esquecido de lá. Temos apenas que tomar cuidado sempre quando surgem iniciativas como essa da atual gestão na cidade, porque ainda tem gente que acredita...

Nenhum comentário: