sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Exagero

Em matéria recente na globo.com, foi noticiado que na Nova Zelândia foram retirados outdoors onde uma pizzaria usa a imagem de Hitler em sua propaganda e uma de suas mais famosas frases: "É possível fazer as pessoas crerem que o paraíso é o inferno." Não podemos negar, que independente da veracidade de tudo que é dito sobre o líder nazista, sua imagem está muito longe de ser um exemplo a ser seguido. Não se pode relativizar tudo e o melhor caminho é o da tolerância. No entanto, a comunidade judaica espalhada por todo o mundo, a meu ver, comete alguns exageros.

É sabido que nos lugares onde existem judeus, eles praticam lobby em relação à melhora da imagem da comunidade judaica, tendo influência entre políticos do mundo inteiro. E algumas vezes, eles procuram censurar qualquer coisa que eles julguem ser anti-semita. Concordo com a publicitária autora da campanha que "algumas coisas ainda não possam perder o caráter dramático". Ali não existia nada de progaganda contra os judeus, apenas uma frase (que todos têm que admitir que é bastante coerente e sempre atual).

Quer eles queiram ou não, Hitler é uma figura história que divulgou suas idéias. Elas serem reprimidas de forma tão mesquinha e violenta, podem causar efeito contrário. A repressão nunca foi solução para nada. É muito preocupante ver que judeus compram briga por pouca coisa. Não sou contra judeus, mas a comunidade judaica me preocupa cada vez mais com esse tipo de atitude que pode fomentar o retorno do nazismo e até novos movimentos anti-semitas, racistas e contra a liberdade de expressão, o que aliás já vem acontecendo, especialmente na Europa.
*Post publicado em 29/08/2007 no meu antigo blog, o Fumaça Ninja. A justiça brasileira proibiu esta semana a Viradouro de exibir um carro alegórico sobre o Holocausto e isto causou mais repercussão que o carro causaria se passasse impune na Sapucaí. Recomendo a leitura do post de Alex Castro, do blog Liberal Libertário Libertino sobre o tema.

Nenhum comentário: