quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Amazônia, Eldorado Brasileiro.

Encontramos na Lei da Natureza brasileira, uma descrição poética, e, ao mesmo tempo, incisiva no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Ela inicia dizendo que a natureza é: "Sabia, abundante e paciente" e termina normatizando que, "Condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente passam a ser punida civil, administrativa e criminalmente". Porém, a ganância e fúria do homem em uma da mais desastrosas inconseqüências deste século, já consumiram sete mil quilômetros quadrados de mata, somente em agosto a dezembro de 2007 na Amazônia.
Não quero aqui, adentrar na preleção da importância desta área verde aos brasileiros e a humanidade, e sim, divulgar e apoiar a proposta do eminente Presidente da Ordem Nacional dos Advogados do Brasil-OAB, César Britto, na criação de um Tribunal Internacional da Amazônia, que seria integrado por todos os paises vizinhos, na defesa dessa região, em especial contra o desmatamento que, alcança índices assustadores, e também, possam pressionar por políticas mais urgentes de preservação e defesa. A proposta foi feita em Brasília no dia 24/01/2008.
Para o presidente da Ordem César Britto, não só o desmatamento deve ser controlado, mas as outras formas de destruição que vem ameaçando um dos mais ricos ecossistemas do planeta, onde afirma que, "A Amazônia é um patrimônio a serviço da humanidade", e que tal destruição nesta área a passos largos é "cometer crime contra a humanidade". Por isso, se faz urgente levar esta proposta do Tribunal Internacional da Amazônia ao Conselho Federal da OAB que será realizado ainda este ano.
Saliento que, a criação de um Tribunal Internacional da Amazônia, seja amplamente divulgada, para que cada seguimento da sociedade passe a fazer uma discussão e aponte soluções definitivas, em uma proposta a ser apresentada á cada seccional da OAB de seu município, e encaminhada ao Conselho Federal da OAB, que por não ter data marcada para acontecer, nos dará tempo para mobilizar e discutir.
O Eldorado brasileiro, imprescindível à sobrevivência de seus habitantes, aos brasileiros e de toda humanidade, conta com todos os segmentos, para não permitir que este patrimônio do Brasil desapareça. É preciso que a sociedade brasileira saia desta letargia e passe a fazer parte efetiva e de fato da democracia. Vamos lutar por aquilo que é nosso. E preservar a natureza é dever de todos nós.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa a proposta,vou deixar meu comentário com uma frase de Vitor Hugo:

É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.

Abraços!