sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pílulas para iniciar o ano

1 - A CPMF acabou e teve como conseqüencia o aumento do IOF, da CSLL e da taxação de aposentados pelo INSS. O Deputado Federal Marcos Montes (DEM) espalhou outdoors na cidade comemorando o fim do imposto, alegando que começaríamos o ano mais felizes com menos impostos. Neste blog já falei anteriormente acerca da CPMF, e mesmo com o pesar de ser obrigado a concordar com o governo, permancecer com a CPMF era muito melhor que termos estes impostos aumentados (sem contar os outros que vão ser aumentados com certeza mais adiante). O outdoor do Deputado não é uma peça ingênua, e ele vai continuar usando isso politicamente.
2 - Começaram as primárias da eleição presidencial dos EUA. Exceto pelo famigerado Colégio Eleitoral, motivo pelo qual Al Gore perdeu para o "Baby" Bush em 2000 mesmo tendo mais votos que este, o sistema político-eleitoral dos Estados Unidos é um exemplo a ser seguido no Brasil, já que também somos um país presidencialista e de dimensões continentais. A democracia interna nos partidos é algo extremamente importante e as primárias evitam os velhos conchavos que existem no nosso sistema político-partidário. É um assunto no qual pretendo me aprofundar nos próximos posts.

3 - Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria da área apresentou um projeto no modelo de saúde do município. A Contra Corrente vai se manifestar em breve acerca do documento, que não diz quanto vai ser economizado com o fechamento de algumas UBS e nem diz por que certos serviços vão ser centralizados, se o orçamento para a saúde aumentou para este ano. Lembramos que o Secretário de Saúde é João Franco, aquele que foi acessor de Anderson Adauto na Assembléia Legislativa...

O post será atualizado com outras pílulas até o próximo artigo. No mais, desejo a todos nós um Feliz 2008!

Nenhum comentário: