terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Corrida para a prefeitura - Atualizado

Saiu no Correio de Uberlândia uma pesquisa feita pelo Instituto Veritá (também de Uberlândia) sobre a eleição municipal de Uberaba, que não foi divulgada pela imprensa daqui. A indicação foi de Diego Aguirre. Apesar da pesquisa ter sido feita em um período muito longo (3 e 15 de Janeiro), o que compromete a metodologia da pesquisa, nela há algumas informações relevantes. Apesar do Prefeito Anderson Adauto estar em 1º Lugar na pesquisa espontânea, na pesquisa estimulada de segundo turno com o Deputado Fahim Sawan, ele perde com 39,1% dos votos, contra 60,9% de Fahim.
No primeiro turno no entanto, a diferença entre ambos está dentro da margem de erro (28,3% para Fahim e 26,6% para AA), o que caracteriza um empate técnico, significa que ainda que Anderson Adauto esteja com um alto índice de rejeição (36,7% de AA contra apenas 6,7%), o nome de Fahim ainda não se consolidou junto à população como o nome natural da oposição para a disputa pela prefeitura. Até porque Marcos Montes, que já declarou apoio ao Fahim, na pesquisa estimulada tem 17,9%. Mas o índice de rejeição do atual prefeito, somado pela diferença expressiva de intenção de voto no segundo turno, deixa uma coisa bem clara: hoje os uberabenses querem mudança.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na estimulada Fahim aparece na frente, com uma pequena vantagem, porém Marcos Montes está na pesquisa e aparece com 17,9% em terceiro, ele que não será candidato tem que conseguir fazer a transferência de votos para Fahim e isso não é fácil. Porém a pesquisa que aponta o segundo-turno mostra um distanciamento entre Fahim e AA.

Gabriel Mendes disse...

Valeu Diego! Estava guardando alguns desses dados para fazer a análise, que não fiz antes por falta de tempo. Mas tá no post agora pra todo mundo. Abraço!