sábado, 19 de janeiro de 2008

Pelo fim da farsa da encampação do CESUBE pela UFTM

Assinam Evandro Souza e Gabriel Mendes
"A mentira repetida mil vezes torna-se verdade."
Joseph Goebbels, ministro da propaganda do governo nazista.

O aliado do prefeito e deputado Paulo Piau (PMDB) foi à imprensa hoje com aquela velha história de encampação do CESUBE pela UFTM. Este blog quer acabar de uma vez por todas com esta conversa, que ilude os uberabenses como uma proposta que qualquer pessoa que acompanha de perto os desdobramentos políticos acerca da FUMESU e conhece um pouco de leis, sabe que é praticamente impossível, e que não interessa à UFTM. Ah, claro, o deputado não acompanha de perto os desdobramentos políticos acerca da FUMESU, e tenho lá minhas dúvidas se ele conhece de lei.
Os aspectos legais para tal encampação pela UFTM devem ser discutidos com a sociedade. É preciso que fique às claras a mentira que estão contando. Vejamos:
1- Para que haja esta ação é preciso de um projeto para aprovação do MEC que demoraria alguns anos;
2- Segundo o Ministério da Educação deve ter dinheiro garantido em seu orçamento a maior do que este aprovado para que isso aconteça;
3- O governo Federal deverá abrir concurso para contratação tanto de professores quanto de servidores e isso já fica descartado para este ano e o ano seguinte.

Na única coisa inteligente dita na matéria, Piau disse que seria possível que o CESUBE continuasse existindo se "ele se tornasse um centro independente financeiramente". Ora, a luta sempre foi essa, visto que a discussão há vários anos era que quando o CESUBE tivesse cerca de 900 alunos, ela não dependeria mais dos recursos da prefeitura. Mas antes disso, era preciso que o governo municipal colaborasse com o financiamento. Mas a irregularidade nos repasses, somada a matérias rasteiras sobre o CESUBE na imprensa, prejudicaram a instituição. A luta vai continuar sendo essa. Já foi feita uma auditoria que comprova que isso é perfeitamente possível. E digo mais: é muito simples isso acontecer, desde que haja vontade dos políticos uberabenses.
Outra coisa que deve ficar clara: há espaço para as duas instituições de ensino superior em Uberaba. O perfil dos alunos do CESUBE é diferente do perfil dos alunos das demais faculdades e universidades de Uberaba.
Portanto, o encampamento do Centro de Ensino Superior de Uberaba para UFTM é uma discussão inútil neste momento, o que realmente a instituição precisa e ter seus repasses em dia, uma vez que são garantidos por lei.

Nenhum comentário: