sábado, 26 de janeiro de 2008

Movimentos políticos jovens na cidade de Uberaba

No primeiro ano do governo AA, foi feita uma conferência da juventude, que teve ampla divulgação, inclusive com inserções na TV. Naquela época, a intenção era criar um cargo de assessor. Mas a conferência foi um fracasso e vários pontos foram questionados. Tanto é que nada foi feito e o cargo não foi criado, pois não havia legitimidade política das pessoas que estavam a frente do projeto, ligadas ao PCdoB.
Hoje está acontecendo no Centro Administrativo uma conferência da juventude. Ao contrário da conferência de 2005, a única coisa que encontrei na imprensa foi uma pequena nota na coluna da Gislene Martins no Jornal da Manhã, onde ela diz que na articulação do evento está (para variar) o PCdoB, "através dos puplios do presidente Zuzu". A intenção desta conferência é tirar delegados para a conferência estadual.
Eis que na última hora, a oposição "descobre" que a conferência está sendo realizada e resolve se organizar de última hora. Perda de tempo. Dar legitimidade a eventos como esse só faz com que burocratas continuem se perpetuando no aparelhamento que tenta manipular jovens, muitas vezes bem intencionados, a se sujeitarem a fazer o papel de inocentes úteis.
É engraçado como as juventudes partidárias aparecem mais em ano eleitoral. Às vezes é mais fácil culpar os políticos, que fazem deles mão-de-obra barata, mas o jovem também não tem demonstrado vontade de lutar de forma independente, aguerrida e acima de tudo, inteligente . A juventude deveria se valorizar e ter um papel definido. Escolher um modelo de sociedade e lutar por ele não é fácil. Mas é mais gratificante que ficar à sombra de gente sem caráter e que usa a política para favorecer pequenos grupos, vendendo ideologia barata.

Nenhum comentário: