terça-feira, 18 de março de 2008

Paulo Piau e o provincianismo de Uberaba

Acesse o novo endereço www.contracorrenteuberaba.org


Wikcionário - pro.vin.ci.a.nis.mo
1. estreiteza de espírito resultante da falta de contato com atividades culturais ou intelectuais

2. uma característica, modo de pensar, etc, próprios de uma província


Aurélio - Provinciano: Relativo à ou natural ou próprio da província (em geral por oposição à capital) muitas vezes usado pejorativamente com conotação de atrasado, superado.

O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) depois de sugerir a violência contra as mulheres da via campesina, chamou Uberaba de cidade provinciana. Se levarmos em consideração o significado de "provincianismo" no dicionário livre Wikcionário, e de provinciano no dicionário Aurélio, Paulo Piau está afrontando a população da cidade que o ajudou a estar onde está.
Podemos definir crime como ato que viola as leis. As mulheres da via campesina podem até ter cometido um crime. Mas quem pune, como o nobre parlamentar deveria saber, é a justiça. Vale lembrar que no Brasil, país onde várias atitudes "provincianas", como políticos querendo resolver tudo na base da força, já não existem mais, graças à luta dos movimentos sociais, que durante a ditadura eram chamados de criminosos. Mas claro, nosso deputado, blindado por sua imunidade parlamentar e pelo poder concedido pelo povo, se acha no direito de incitar a violência contra mulheres, que estavam querendo chamar a atenção para uma decição do Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, que segundo os movimentos sociais, é de legalidade questionável e contraria pareceres inclusive de órgãos públicos, como o IBAMA, e conseguiram (Leia aqui matéria da revista Envolverde). Já a legalidade dos atos das mulheres, repito, é a justiça que vai decidir.
O deputado Paulo Piau, em sua entrevista ao Jornal de Uberaba, deve achar que somos atrasados ou temos espírito estreito, quando coloca em dúvida nossa inteligência ao questionar o nacionalismo do movimento das mulheres da via campesina. Só pessoas atrasadas ou de espírito estreito acreditam que se trata de uma luta de interesses nacionais, quando a maior beneficiada pelas tais pesquisas é a Monsanto, empresa estrangeira, multinacional e monopolista. Aí vem o Paulo Piau dizer que está "defendendo o seu país". Faz-me rir, deputado. E faz-me rir muito.
Pois bem. Todo este episódio mostrou que o deputado, que chama Uberaba de provinciana, teve uma atitude machista e truculenta e ainda usa de discurso pseudo-nacionalista para atacar movimentos sociais. A partir disso fica a pergunta: quem aqui é provinciano? Quem é atrasado? Quem tem espírito estreito nessa história toda?

Um comentário:

Gabriel Mendes disse...

Ignácio,

Discordo da sua opinião a respeito do fato de estarmos fazendo propaganda. Também por dois motivos: 1- Ele precisa de fazer sua retratação às mulheres, e é isso que precisa ser levado em consideração, independente de isso ser exigido por meia dúzia de pessoas serem esclarecidas. Enquanto essa meia dúzia ficar calada, ficaremos assistindo ao desrespeito dos políticos para com as pessoas para sempre. Não é isso que queremos.
2- Quem vota em Paulo Piau, ou são aqueles que já eram contra qualquer movimento social, ou não conheciam sua opinião, devido ao fato de ele adequar seu discurso em todo lugar que passa (vale lembrar que durante sua passagem rápida pelo PPS, ele afirmou ser de esquerda), tanto que achou que sua fala ia simplesmente ficar entre seus financiadores de campanha e amiguinhos ruralistas, que são os principais interessados no que é dito naquela comissão de agricultura. Mas a parte mais grave e que vem sim, gerando repercussão negativa, é o DNA machista e covarde de sua fala.
No mais, agradeço seu comentário. Fique à vontade para comentar sempre!
Um abraço