quinta-feira, 27 de março de 2008

Pílulas Matinais

Acesse o novo endereço www.contracorrenteuberaba.org
1- Esse pessoal da prefeitura, além de incompetente e com um histórico nada abonador tem um problema muito grave para um administrador público: é incapaz de assumir qualquer responsabilidade.
2- Em 2006, durante o maior surto de dengue de Uberaba, o prefeito acusou a população como responsável pelo surto, e ainda alegou que estava ainda tomando os mesmos procedimentos da administração anterior (sua desculpa favorita). Em 2007, quando os casos diminuíram drásticamente, aí foi graças ao "excelente trabalho" da secretaria de Saúde, fazendo até uma carreata para comemorar. Com a dengue reaparecendo esse ano, adivinhem em quem vão jogar a culpa?
3- Essa estória de terminar de tapar os buracos até maio é antiga, além de necessária, já que é a época do maior evento turístico da cidade (Expozebu) e as chuvas já vão ter diminuído. Agora, a questão da "restauração do asfalto" já foi prometida tempos atrás pelo prefeito, quando ele chegou a sugerir uma nova taxa para que isso fosse feito. Em ano eleitoral, ele volta a fazer a promessa, porém, sem falar em taxa. E depois tem gente que diz que deveríamos ter eleição apenas a cada quatro anos e não a cada dois...
4- As leis eleitorais do Brasil são ridículas. Limitam a participação das pessoas no processo eleitoral, estimula o caciquismo partidário e a falta de transparência nos financiamentos de campanha. E a internet é uma ferramenta que veio para democratizar e dar chance de pessoas comuns expressarem sua opinião. Basta ver o debate salutar entre blogueiros americanos durante estas eleições primárias, usada para organizar bases eleitorais nos Estados e discutir propostas, e campanha para a pré-candidatura de Fernando Gabeira à prefeitura do Rio, que se iniciou na internet. É preciso liberdade de expressão para podermos criar vias alternativas à velha política, já que nem sempre pessoas com idéias inovadoras têm acesso à grande mídia.
5- Pois é! Blogueiros de todo o país estão preocupados com a Resolução nº22.718 do TSE. A medida, teoricamente, atinge apenas os candidatos, que estariam limitados a fazer suas campanhas nos seus sites oficiais, não podendo usar ferramentas como Orkut, YouTube e Twitter, o que já é um erro. No entanto, blogs e podcasts que quiseram aderir oficialmente à campanha de alguém pode estar sujeito à ações de assessores jurídicos de campanha oportunistas, tacanhos e criadores de caso, que entram com processo por qualquer coisa em período eleitoral, achando (ou inventando) brechas em leis mal elaboradas.
6- Abaixo, um texto da Patrícia Resende que fala justamente sobre liberdade de expressão.

Nenhum comentário: