segunda-feira, 17 de março de 2008

REUNI: uma ameaça ao ensino superior

Acesse o novo endereço www.contracorrenteuberaba.org
Segundo nosso digníssimo presidente Lula, o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) vem aí principalmente para aumentar a oferta de cursos superiores aos jovens brasileiros.
Realmente até agora só temos ouvido falar em números. Aumento de vagas, contratação de professores (ação que deve esperar aprovação do Congresso...), diminuição da evasão escolar, dinheiro em caixa (esta ilusão foi o que levou a administração pública a aceitar a proposta)...
Parece que estamos falando de entidades privadas... Ou será somente impressão?
Estes números realmente vão melhorar a QUALIDADE do ensino??? A proposta deveria ser amplamente discutida pela comunidade universitária, pelos técnicos administrativos e professores, porém ao exigir apresentação imediata dos projetos das universidades, o executivo praticamente impôs a aceitação da proposta por parte de todas as universidades, sem ao menos dar tempo para qualquer discussão. O projeto prima pela falta de continuidade e pela instabilidade, já que as garantias de financiamento da expansão não são muito claras, porém ainda assim os reitores assinaram o acordo esta semana.
Óbvio, que qualidade no ensino não é a intenção do governo. Seu interesse não esta focado na qualidade, e sim na intenção de melhorar os índices do ensino (arma política). E o que mais incomoda é que ainda assistimos a tudo isto de maneira inerte. Pior ainda, é saber que a grande maioria nem se dá conta da realidade que nos cerca...

Fernanda Oliveira, universitária

Um comentário:

Evandro Souza disse...

Pertinente seu texto, sobre o Reuni. Enquanto os universitários da França fazem uma greve geral para impedir esta aberração, os universitários brasileiros em sua maioria, se quer tem conhecimento desta desastrosa trama, em superlotar as universidades, em uma fabrica de diplomas federais. É preciso, que a comunidade academica desperte para as atividades politicas deste país. Afinal, foram os estes jovens que derrubaram o sistema militar e impediu que os Estados Unidos, implantasse seu modelo de ensino.
Vamos la gente!!! vamos participar, afinal a democracia garante isso.
Parabens Fernanda, passo a acreditar que ha esperanças.
Abração