segunda-feira, 10 de março de 2008

Candidatura de Gabeira à prefeitura do Rio

Acesse o novo endereço www.contracorrenteuberaba.org
É arriscado para alguém, dizer que coloca a mão no fogo por um político. Mas se me dissessem para escolher um deputado federal por quem eu colocaria a mão no fogo, responderia tranquilamente: Fernando Gabeira. Quando vi o blog de Pedro Dória fazendo campanha para que o deputado do PV concorresse à prefeitura do Rio, fiquei cético quanto a esta possibilidade, devido à falta de vontade do deputado em concorrer a um cargo majoritário, desde quando se candidatou à presidência do Brasil em 89. Mas com a candidatura quase consolidada, tenho a certeza de que estamos próximos de viver um momento político importantíssimo no país. Alguém como Gabeira assumindo uma prefeitura de uma grande cidade brasileira, tem tudo para contribuir para a mudança da mentalidade dos políticos e da população em geral em relação à política e administração de uma cidade.
Ao contrário da grande maioria de seus colegas parlamentares, Gabeira é uma homem de convicção. Ele não cresceu na política através de discursinhos modelados por marketeiros feitos para agradar o cidadão médio. Ele é um defensor ferrenho das liberdades individuais e do respeito ao ser humano no Congresso, ainda que suas idéias fossem contrárias a de lobistas, carolas raivosos e políticos tradicionais. Afinal, em um país tão falso moralista, alguém que defende praticamente sozinho a legalização da maconha e a regulamentação da profissão de prostituta (este assunto foi abordado por mim no meu primeiro post neste blog). Gostando ou não de Gabeira, não ninguém pode dizer que está lá para fazer média. E já estamos civilizados o suficiente para saber que estas propostas, por mais que sejam absurdas para os conservadores brasileiros, não desabona o caráter de ninguém que as propõe. É lamentável que ainda há quem pense assim e ache coisas como desviar recursos públicos algo tolerável.
Gabeira não é um político que faz questão de ser tradicional. Em seu site em vez de fotos com "lideranças" locais, beijando criancinhas e divulgando slogans vazios, Gabeira diz o que pensa, faz proposições coerentes e procura, acima de tudo, mantém o nível. O blog Cidade Sustentável, mostra algumas experiências feitas em grandes metrópoles, que poderíam ser usadas no Rio.
Mas o que torna a possível candidatura de Gabeira emblemática são as condições que ele impôs para serem seguidas durante a campanha. Gabeira se propõe a divulgar os dados das contas de campanha na internet, fazer uma campanha centrada em problemas da cidade em vez de ataques pessoais, e diz que não vai aceitar indicações políticas para cargos no governo, se vencedor. Um candidato que impõe condições que vão contra a lógica clientelista e fisiológica na política nacional, e ainda assim, consegue apoios em vários setores da sociedade, é uma pessoa digna de receber o título de "liderança".
Eu nunca me preocupei muito com eleições municipais em outras cidades que não fosse a minha. Mas este ano, caso se confirme a candidatura de Gabeira, estarei de olho na eleição do Rio. O cenário é totalmente diferente daquele de quando ele se candidatou ao governo do Estado do Rio em 86, quando ele era o candidato dos maconheiros, como era visto num país recém saído da ditadura. Depois de uma vida parlamentar correta, Gabeira é o candidato dos cariocas de bom senso, favoráveis à democracia e a liberdade, e que rechaçam as velhas práticas políticas.

Nenhum comentário: